Conheça o projeto que marca nova fase do turismo para a capital do país

A Embratur, em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Sebrae/DF, deu início a uma nova etapa para o turismo na capital do país com o lançamento do Plano Brasis 2025-2027 para o Distrito Federal. O encontro oficial de apresentação do documento aconteceu nesta segunda-feira (8), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, foi detalhado o plano de ação para promoção internacional do Distrito Federal, com ênfase nos diferenciais e no potencial da capital e região para atrair turistas estrangeiros.

O evento contou com a presença de autoridades e lideranças locais, além de representantes do trade turístico do DF, reforçando o compromisso coletivo de posicionar Brasília de forma mais competitiva no cenário internacional. Entre os presentes estiveram o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; a superintendente do Sebrae/DF, Rose Rainha; e a diretora-técnica do Sebrae/DF, Diná Ferraz.

“O Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a promoção turística. Com isso, essa apresentação no Distrito Federal tem o objetivo de ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando suas características únicas, como a arquitetura, a cultura e o potencial rural, e integrando todos os parceiros para alcançar resultados concretos no desenvolvimento do turismo do Brasil e do DF”, afirmou o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa.

Segundo a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, com a apresentação do Plano Brasis, a Embratur busca atualizar a estratégia de marketing turístico do país. “Para construir esse plano, percorremos e ouvimos todas as Unidades da Federação. Reunimos hoje o trade aqui na Casa de Chá, um espaço icônico e ativo de Brasília, para fazer o alinhamento de estratégias e de promoção turística internacional, pois para que o turista chegue, todos nós precisamos dar as mãos e estar alinhados em uma mesma estratégia”, disse.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a comunicação turística do país. “A presença de todos reforça o compromisso de, por meio deste plano, ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando nossas características únicas, como o potencial arquitetônico, cultural, de natureza e a gastronomia. Ter acesso a essa ferramenta é uma oportunidade valiosa para reposicionar nossa imagem e, juntos, transformarmos o planejamento em resultados concretos para o turismo do Distrito Federal e para o Brasil, pois o turismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento”, salientou.

Conforme a gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, Patrícia Mayana, o nome Plano Brasis reflete a diversidade do Brasil. “Estamos fazendo questão, junto com a Embratur, de realizar um evento em cada estado. Este é um momento muito importante para o Distrito Federal, o Sebrae e a Embratur, e eu faço um convite a todos: venham para Brasília, que tem muita coisa legal para fazer, desde o turismo de negócios até as vinícolas, e o turismo cultural e musical”, disse.

Para a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, “nada é mais Brasis do que Brasília”. “Queremos dar destaque a Brasília, uma cidade arquitetônica de excelência, que possui potencial enorme de turismo cultural, jurídico, civil e artístico, além de ter turismo rural com destaque para vinhos e queijos. Temos capacidade de receber a todos com qualidade e eficácia, apoiados por uma rede hoteleira fantástica e um dos melhores aeroportos do mundo. O Sebrae/DF está de portas abertas para ajudar os empreendedores a ter eficiência em sua gestão, para que possamos receber com excelência o nosso turista e mostrar o potencial que Brasília tem”, afirmou.

Brasília muito além da arquitetura

O Plano Brasis DF reforça o posicionamento de Brasília como um destino múltiplo. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e a chancela de Cidade Criativa do Design, a capital reúne atributos singulares. Além disso, há uma oferta turística marcada pela combinação entre urbanismo moderno, cultura e natureza.

Entre os segmentos prioritários para promoção internacional estão: turismo cultural e cívico; ecoturismo e bem-estar; negócios, eventos e turismo de incentivo (MICE); e gastronomia e enoturismo. De acordo com o Plano Brasis, a diversidade de experiências, que vai do turismo rural à prática de esportes, passando por wellness e eventos corporativos, ampliou o potencial de atração de novos públicos e reduziu a sazonalidade.

E a Capital já está se destacando entre os visitantes estrangeiros. Segundo dados apresentados na reunião, o Distrito Federal registrou 68.469 entradas internacionais em 2024. Até novembro de 2025, foram contabilizados mais de 89 mil turistas estrangeiros, um percentual 30% maior que todo o ano anterior, tendência que indicava que 2025 pode ser o melhor ano da série histórica.

Plano Brasis DF

O Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 representa um novo marco para a promoção global dos destinos do Brasil. Desenvolvido pela Embratur, em colaboração com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o documento define diretrizes para alavancar a atratividade dos destinos brasileiros no exterior, respeitando as características singulares de cada unidade da Federação e do Distrito Federal.

Assim, cada estado e o Distrito Federal passaram a contar com um plano de ação específico e contextualizado. A expectativa é que, por meio da implementação dessas estratégias, o fluxo de turistas internacionais aumente, se diversifiquem os mercados emissores, cresçam as receitas turísticas com experiências de maior valor agregado e que os benefícios do turismo sejam distribuídos de forma equilibrada, gerando emprego e renda local.

Related posts

Escritora Petria Chaves lançará livro na Fazenda Morros Verdes em Ibiúna (SP)

Embaixador Bu Van Nghi abre as portas da Embaixada para celebrar as conquistas de 2025

Suape fortalece relações com o Sudeste Asiático e mira novas rotas comerciais