Home » Fethiye e o vale das borboletas -conheça a riviera turca

Fethiye e o vale das borboletas -conheça a riviera turca

de Fabiana Ceyhan
0 comentário

Fethiye é um dos destinos de praia mais procurados na Turquia. É uma cidade de praia famosa que atrai turistas em busca de suas belas paisagens, contornada de um lado por montanhas e do outro pelo mar mediterrâneo.

Para quem busca um lugar legal para conhecer na riviera turca, Fethiye tem que entrar em seu roteiro de viagem pela Turquia. o Site Mundo e Turismo esteve em Fethiye e trouxe algumas dicas pra vocês.

Como chegar em Fethiye

Melhor alugar um carro para viajar pelas praias da Turquia principalmente se sua intenção for conhecer várias praias em uma só viagem. Vale lembrar que o trânsito nas grandes cidades pode ser caótico e confuso. Se você for motorista sem experiência, melhor ver as outras opções.

Carro: Para quem vai de carro, as estradas são boas em quase todas as partes e o visual é lindo.. Dá para estacionar o carro facilmente em boa parte das ruas da praia de Çalis, do centro histórico de Fethiye e na Praia de Oludeniz.

Ônibus: Os ônibus e micro-ônibus conectam praticamente todos os destinos dentro da Turquia. É Fácil chegar em Fethiye partindo de Antália, paga-se 50 Liras pela passagem, a viagem dura cerca de 3 horas.

Avião: Os aeroportos mais próximos de Fethiye são o de Dalaman (45km). A Turkish Airlines opera voos que conectam os principais destinos dentro e fora da Turquia.

Barco: Durante a alta temporada de Fethiye que é o verão turco (junho, julho e agosto), dá para chegar em Fethiye de ferry saindo da ilha grega de Rhodes. Os barcos saem diariamente, confira o horário no momento da compra, . A viagem tem duração de 2 horas.

Pontos turísticos de Fethiye, Turquia

Centro histórico de Fethiye

O centro de Fethiye não tem praias, mas tem uma marina que dá a volta em todo o centrinho. Os barcos de passeio ficam estacionados lá esperando os turistas para navegar pelas praias da região.

Tem uma ciclovia extensa,onde as pessoas caminham e andam de bicicleta. Ao redor, vários bares e restaurantes oferecem o melhor da culinária turca, assim como frutos do mar.

É o ponto de partida para quem deseja conhecer a parte histórica da cidade, sair para uma trilha, pegar o barco do passeio e até mesmo para se hospedar.

Balik Pazari (Mercado de peixe)

Mercado-de-peixe-em-Fethiye-Turquia
Mercado de Peixe

São algumas barraquinhas vendendo, então vale a pena pesquisar para ver qual é a melhor e perguntar os preços antes.Nesse mercado você ainda vai achar outras lojas que vendem queijos, azeitonas e outras especialidades turcas.Adoramos as ostras servidas com arroz ( Midye) e os peixes fritos.

Trilhas em Fethiye

Toda região é procurada pelos praticantes de hiking e trekking. São diversas trilhas que se conectam, formando o maior percurso de hiking da Turquia, chamado de Lycian Way. O Início dessa trilha fica em Fethiye, mas também pode ser feito vindo de Antália para Fethiye.

O percurso total tem cerca de 500km, mas dá para fazer apenas alguns trechos. A trilha passa por praias e cidades como Fethiye, Oludeniz, Butterfly Valley, Kas, Patara e Olympos. Pelo caminho você vai cruzar com construções históricas de várias datas, um programa diferente juntando história, trilhas e praias.

Tumbas de Aminthas

Tombs-of-Amynthas-Fethiye
Tumba principal de Aminthas

Essas tumbas foram construídas em 350 a.C quando Fethiye ainda se chamava Telmessos, antiga cidade grega. O mais incrível é que as tumbas foram esculpidas nas rochas, a mão, para servir de túmulo para o rei.

Em toda o percurso para ver pelo menos 15 tumbas, mas as outras têm o tamanho bem menor que a principal. O interior da tumba é pequeno, apesar do seu portão de entrada chamar bastante a atenção.

Para falar a verdade, você consegue ver e tirar fotos do lado de fora.

Cidade fantasma de Kayaköy

Kayaköy é uma cidade fantasma que foi abandonada em 1923 sem motivos muito óbvios. Uma resposta para esse mistério é esperada até os dias de hoje. A cidade fica no alto da montanha entre Fethiye e Oludeniz, por isso acaba não entrando na lista de lugares para conhecer.

Por lá chegaram a morar mais de 10000 pessoas, entre turcos e gregos. A cidade está em ruínas, se deteriorando a cada dia. Dá para ver casas, escolas e igrejas que durante anos começaram a ser tomadas pela vegetação. Para chegar até lá  é possível pegar um dolmus( Mini Bus) no mesmo ponto de ônibus que você pega o transporte para Oludeniz.

Do outro lado da montanha de onde as pessoas saltam de parapente, fica o Vale das Borboletas (Butterfly Valley). Entre paredões de 1900m de altura fica uma praia de águas cristalinas e quase deserta, protegida pelo órgão local do meio ambiente.

Nela não existem construções, pois não são permitidas. Você consegue visitar o Butterfly Valley em um passeio de barco, de carro ou através do transporte público que contorna a montanha. Outra forma de chegar lá é através dos barcos-táxis que saem de Oludeniz.

Para quem quiser ficar mais tempo na praia e não depender de um passeio de barco, dá para pegar um barco que te levar até a praia. O barco parte duas vezes ao dia de Oludeniz e é o ideal para quem deseja acampar e dormir no vale das borboletas.

Praia de Oludeniz

Praia-de-Oludeniz
Praia de Oludeniz e ao fundo a montanha de onde saltam os parapentes

Sua viagem por Fethiye não ficará completa sem conhecer a praia mais bonita da cidade. Oludeniz fica entre montanhas que chegam aos 1900m de altura e tem o mar azul turquesa. Completando a paisagem um braço de mar entra e forma uma lagoa de água salgada, a lagoa azul de Oludeniz.

Dá para fazer um bate-volta e passar o dia por lá ou até mesmo se hospedar em Oludeniz. ,Se a sua intenção é passar mais tempo na praia, recomendamos ficar por Oludeniz mesmo. Afinal, são diversos programas para fazer em Oludeniz, incluindo curtir a praia, fazer um passeio de barco. e pular de paraquedas. algo bem comum por lá. A nossa Equipe ficou em Oludeniz.

You may also like