Por Barbara Silva e Costa
Localizado no charmoso Hòfi Mango, em Curaçao, o Restaurante Kultura Kòrsou é mais que um restaurante de gastronomia caribenha, se apresenta como uma celebração sofisticada da identidade crioula, um local onde mescla sabores tradicionais ancestrais com a contemporaniedade, mesclando histórias, sabores e essências da ilha em uma experiência gastronomica internacional.
À frente da cozinha está o chef Willy Balentina, natural de Curaçao e que construiu sua carreira em alguns dos restaurantes mais prestigiados da gastronomia internacional, como De Librije (Jonnie Boer), Ron Gastrobar (Ron Blaauw), Joelia (Mario Ridder) e o hotel Castell d’Empordà, na Espanha e amigo do renomado Chef brasileiro Alex Atala. Com essa bagagem multicultural, ele retorna à sua terra natal com o objetivo de reposicionar a gastronomia crioula no mapa mundial.
A missão do chef vai além de surpreender o paladar. Balentina busca fortalecer a sustentabilidade por meio do uso de ingredientes frescos e regionais. Cada prato reflete essa visão, um encontro entre memória e técnica, entre tradição e inovação.
O menu do Kultura Kòrsou é criativo e profundamente enraizado na identidade caribenha. As receitas reinterpretam clássicos da culinária de Curaçao com elegância e precisão, oferecendo ao público uma experiência sensorial que combina sabor, história e modernidade, convidando-nos a vivenciar a cultura local através da gastronomia.
Para viajantes em busca de uma experiência gastronomica e cultural autêntica e para moradores locais, o Kultura Kòrsou se posiciona como um espaço conectado com suas raízes.
Em um momento em que a gastronomia caribenha ganha visibilidade global, o Kultura Kòrsou se destaca como síntese do futuro culinário de Curaçao sendo consciente, sofisticado e fiel às suas origens. Uma experiência que promove autenticidade, honrando o passado mas com a visão no futuro.