Home » Barra de São Miguel- Alagoas- um dos destinos que o portal recomenda

Barra de São Miguel- Alagoas- um dos destinos que o portal recomenda

O Brasil tem várias praias maravilhosas de águas cristalinas

de Fabiana Ceyhan
0 comentário

Em uma de minhas viagens pra Maceío, no ano de 2011, fizemos alguns passeios recomendados pela CVC, o destino era cerca de uma hora da capital, mas prometia um mar calmo, de aguas cristalinas, com pouca gente e mais privacidade. Lá fomos nós, chegamos na Barra de são Miguel! foi um encantamento imediato, passamos o dia por lá, e quando tivemos que voltar, prometi a mim mesma que voltaria e até mesmo, quando pudesse, compraria uma casa naquele paraíso.

Voltei cerca de 8 vezes ao local, fui até o aeroporto de Macéio e pegamos um taxi credenciado para turismo que nos levou até a Barra. já fiquei hospedada em diferentes hotéis a beira-mar. O mar é calmo devido as rochas que seguram as ondas mais velozes e transforma a costa em piscinas naturais. A vila é pequena, pouca vida noturna, mas em alta temporada, assistimos um show da Elba Ramalho. É possível encontrar bons restaurantes e visitar a praia das conchas que é um paraíso a parte .

A História:

Tudo começa nos meados do século xvi, o local onde atualmente se situa a Barra de são miguel foi habitada pelos índios caetés, sabe-se através de pesquisa, que em 1501, quando Américo Vespúcio esteve no Brasil com a sua primeira expedição, aportou junto à o rio são Miguel. Neste período, a região, assim como outras da circunvizinhança já eram habitadas por aqueles nativos. Faz parte da evolução histórica do município um relato “o ano era 1555, tempo em que partia de Bahia para Portugal a nau nossa senhora da ajuda com diversos tripulantes, contam os historiadores que a nau naufragou nos baixos de dom Rodrigo, atual Coruripe. Alguns dos tripulantes conseguiram chegar até a costa, em terras habitadas pelos caetés, índios dos mais valentes e que praticavam o ritual de antropofagia (ato de se alimentar de carne humana nos rituais sagrados), onde, na oportunidade alguns da tripulação foram capturados e devorados ali mesmo na praia, outros, foram conduzidos até o rio são Miguel, onde, após atravessá-lo foram devorados, entre eles estava o bispo. Diz-se que o ritual se dera ao pé de um monte, embaixo de um ouricurizeiro. A chacina teve ampla repercussão para a corte portuguesa e a mesma, revoltada com o procedimento dos indígenas da tribo condenou ao extermínio. Os caetés foram perseguidos e dizimados por ordem real, onde poucos sobreviventes e adentraram rumo ao sertão alagoano. Algum tempo depois no local da chacina foi encontrada imagem de santa Ana, o local se transforma em lugar de oração e penitências.

Lá foi construída a igrejinha de Santana, fato que gerou a sua escolha para padroeira do povoado em formação. O celebrante da época era frei Ambrósio e o zelador da pequena capela chamava-se Bernardino, por trás do altar tinha um buraco bem profundo, sobre o qual foi colocada uma tábua. Do outro lado encontrava-se nossa senhora Santana, bem no local onde o bispo sardinha havia sido devorado. Com o crescimento do número de peregrino foi construída a nova igreja e a imagem levada pra lá, entretanto, a imagem voltava todos os dias para o seu local de origem. Algum tempo depois a imagem foi levada para Roma a fim de ser restaurada.

Confira abaixo uma lista com os principais pontos turísticos da cidade:

1. Praia Barra de São Miguel
  2. Praia das Conchas
  3. Praia Niquim
  4. Praêro Beach Club
  5. Palatéia (Lago do Roteiro)