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No mês da Amazônia, floresta é destaque em revista inglesa especializada em turismo

Matéria da Wanderlust destacou os estados do Amazonas e do Pará; além dos destinos de natureza, a publicação também trouxe atrações das respectivas capitais, Manaus e Belém, e as belezas de Parintins (AM) e Alter do Chão (PA)

by Fabiana Ceyhan

A Floresta Amazônica foi um dos destaques da Wanderlust Travel Magazine, revista internacional especializada em turismo. A edição 234, publicada neste mês de comemoração do Dia da Amazônia (5 de setembro), traz uma reportagem de seis páginas que destaca as belezas da floresta, o caminho dos rios e as comunidades ribeirinhas que o viajante pode conhecer ao navegar de canoa pelos cursos d’água. Além de destacar o turismo de natureza, a matéria também traz segredos e dicas de destinos amazonenses, como Manaus (AM) e Parintins (AM), com seu tradicional festival de Bumba Meu Boi, e as paraenses Belém e Alter do Chão.

“Uma das mais fascinantes vistas é o Encontro das Águas. Esse fenômeno natural pouco usual ocorre na confluência da água escura do Rio Negro e a água barrenta do Solimões. Lá, os dois rios correm lado a lado sem se misturar por cerca de 6 km”, destaca a Wanderlust ao falar sobre o encontro entre os dois grandes rios no Amazonas. Em outro trecho, ela passa para o Teatro Amazonas, em Manaus, descrito como uma “linda estrutura da era da Belle-Époque, construída à altura do boom da extração de borracha em seu tempo”.

Sobre Parintins, a publicação afirma que o festival folclórico da região só perde em tamanho para os carnavais de Salvador (BA) e do Rio de Janeiro (RJ). “Dois times de Boi Bumbá, um em azul e o outro em vermelho, competem com danças exuberantes”, explica a publicação. “Não tente entender muito. Apenas se deixe imergir no espetáculo”, recomenda o texto. Para o turismo gastronômico manauara, a proposta da revista é o tambaqui e o pirarucu. A publicação também destaca, entre as possibilidades de acomodação, hotéis no meio da floresta.

Já no leste da Amazônia, a Wanderlust sugere aos turistas internacionais que conheçam o Pará, e lembra ainda que a capital, Belém, sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025. E entre os charmes da cidade está a cidade velha, que ainda guarda a arquitetura colonial, igrejas antigas e o Forte do Presépio, que data do Século XVII. O tradicional mercado Ver-O-Peso também aparece entre as recomendações para os visitantes na cidade, “para conhecer uma diversidade de frutas, vegetais, artesanato indígena, sucos de fruta feitos na hora e uma área voltada para a medicina natural”, descreve o texto.

A Wanderlust propõe, ainda, um passeio na Baía do Guajará, encontro da foz dos rios Guamá e Acará, onde o viajante terá boas opções de restaurante, e lembra que Belém foi considerada pela Unesco, em 2015, cidade criativa em gastronomia graças à diversidade dos seus produtos. E sobre Alter do Chão, a dica é visitar durante o verão amazônico. Além da natureza vibrante e das belas paisagens, a região também oferece inúmeras experiências gastronômicas.

Os destinos em números
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o Amazonas recebeu, em 2023, 24.072 turistas internacionais. Este ano, somente até julho, foram 18.566 visitantes de outros países. “O Amazonas recebeu turistas aéreos principalmente dos Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Portugal no primeiro semestre deste ano, destacando-se os aeroportos de São Paulo (71,8%), Rio de Janeiro (10,1%) e Brasília (6,9%) como portões de entrada”, explica o documento que reúne números regionalizados dos estados brasileiros à disposição no portal da Agência.

No Pará, por sua vez, foram 21.724 turistas internacionais em todo o ano passado e outros 15.769 de janeiro a julho de 2024. Segundo consta no levantamento regionalizado do estado, os principais visitantes da região no primeiro semestre deste ano foram do Suriname, da Guiana Francesa, Portugal e França, “destacando-se os aeroportos de São Paulo (67,9%) e Brasília (14,7%) como portões de entrada, para além do Aeroporto de Belém”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a publicação na revista especializada. “Nós da Embratur estamos profundamente comprometidos em promover a região amazônica e todos os seus estados. Temos trabalhado com muita força nisso junto aos governos estaduais, municipais e com empresas do trade turístico da região, e o mundo está vendo esse trabalho. Essa publicação é um exemplo disso. Quando promovemos a sustentabilidade, a nossa diversidade, o mundo vê e quer participar”, disse.

“Nossa atenção especial à Amazônia se dá por um pedido especial do presidente Lula. Nós vemos o turismo como um importante vetor de desenvolvimento da Região Norte. É uma forma de levar emprego e renda a partir da sustentabilidade, da proteção ao meio ambiente, da proteção às populações tradicionais e aos povos indígenas. Nesse momento tão urgente de debate e ações contra as mudanças climáticas, a floresta é o centro das atenções e o Brasil tem que ser o principal ator nesse debate. E tenho certeza que o turismo tem um papel preponderante nesse trabalho”, acrescentou Freixo.

Campanha publicitária
A Embratur lançou, em 5 de setembro, Dia da Amazônia, uma campanha publicitária que promove nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia. Na estratégia da Agência para atrair turistas estrangeiros aos destinos da floresta, está prevista também a realização de uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, entre os dias 23 e 27 de setembro, além de duas famtours na região.

O conceito da campanha é de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo. As peças destacam a beleza natural com árvores, rios, cachoeiras e animais, experiências étnicas, culturais, gastronômicas e de autocuidado que os povos locais e a floresta oferecem. O slogan é “Brazilian Amazon, an inner journey” – “Amazônia Brasileira, uma jornada interior”. Nos vídeos, a protagonista é uma uma turista internacional que passa por transformações interiores a partir das experiências inesquecíveis nos destinos amazônicos.

Já as duas viagens de familiarização (famtours) contarão com 10 operadores internacionais cada. Uma das viagens, para Manaus e Novo Airão, no Amazonas, será voltada para os mercados da França e da Suíça. A outra, que terá como cenário os atrativos de Belém e de Alter do Chão, no Pará, será voltada para o mercado dos EUA. No fim, os dois grupos se encontrarão em Brasília para participarem de um encontro de relacionamento com o trade turístico brasileiro na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). A etapa final das famtours é voltada para a criação de networking e o fomento de negócios e parcerias.

A Embratur vem trabalhando na promoção de destinos da Região Norte desde janeiro de 2023. Nesses quase 20 meses ao lado do trade dos estados amazônicos, técnicos mapearam 85 experiências turísticas. Até o mês de agosto, a Embratur e o Sebrae promoveram, na região, uma série de workshops que capacitaram 305 pessoas sobre competitividade e promoção internacional do turismo. Também realizou outras duas press trips no Pará, ambas focadas no mercado latinoamericano.

Fonte: Embratur

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