Home » A primeira exposição itinerante de arte contemporânea saudita é inaugurada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro

A primeira exposição itinerante de arte contemporânea saudita é inaugurada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro

by Fabiana Ceyhan

A primeira exposição coletiva itinerante de arte contemporânea saudita foi inaugurada hoje no histórico Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Intitulada Arte do Reino, esta exposição histórica apresenta ao público as obras dos principais artistas contemporâneos da Arábia Saudita, promovendo uma compreensão global mais profunda do cenário artístico em evolução do Reino. Estreando no Brasil, a exposição fará uma turnê global a partir de 2025, chegando ao Museu Nacional da China, em Pequim.

Intitulada “Poetic Illuminations”, a edição inaugural desta exposição no Brasil tem curadoria de Diana Wechsler e conta com 17 artistas sauditas de diferentes gerações e práticas artísticas, apresentando uma coleção diversificada de obras de arte que vão de pinturas a instalações e trabalhos em vídeo. A exposição lança luz sobre a história, a memória e a tradição cultural da Arábia Saudita, tecidas artisticamente, oferecendo ao público do Brasil e de outros países a oportunidade única de se envolver com as narrativas culturais e as práticas artísticas da Arábia Saudita.

“A arte tem o poder de unir pessoas e culturas, e a Arte do Reino exemplifica essa missão”, disse Mona Khazindar, conselheira do Ministério da Cultura da Arábia Saudita. “Esta exposição não é apenas um testemunho do incrível talento dos artistas contemporâneos sauditas, mas também cria uma plataforma para os artistas sauditas partilharem as suas histórias e perspectivas com o mundo. Com o lançamento de Arte do Reino no Rio de Janeiro, pretendemos fomentar o diálogo intercultural e a compreensão através da arte, ao mesmo tempo que celebramos e fomentamos a criatividade dos artistas sauditas e capacitamos os talentos locais para se envolverem com o mundo”.

Explicando o conceito da exposição, a curadora Diana Wechsler afirmou: “É possível abordar uma cultura através da arte contemporânea? Como é que as artes visuais contribuem para reconfigurar as narrativas que construímos sobre a sociedade, a memória, o passado e o presente? Estas duas questões são o ponto de partida da exposição”. “Através de uma seleção curatorial de artistas e obras, a exposição procura explorar estes temas, guiando-se pela ideia de que a essência da arte, em termos conceptuais, é a iluminação poética – a sua capacidade de iluminar simbolicamente o mundo que habitamos, revelando não só elementos do nosso passado, mas também os nossos sonhos, anseios e fantasias”, sublinhou.

Dois temas principais emergem do repertório da exposição. O primeiro é o deserto como uma definição de espaço, infinito e vida; o segundo é a singularidade da tradição cultural e a evolução de uma cultura visual única, moldada por diversos passados e presentes.

O cenário deslumbrante do Paço Imperial, um marco cultural do Rio de Janeiro, contribui para a beleza e o significado desta exposição, pois cria uma conversa artística entre o cenário histórico e as obras contemporâneas em exibição.

À medida que o Reino prossegue numa viagem sem precedentes de transformação cultural, a exposição Arte do Reino oferece uma oportunidade única para explorar as formas como a arte contemporânea saudita contribui para moldar novas narrativas culturais.

Artistas participantes: Ayman Yossri Daydban; Ahmed Mater; Emy Kat (Mohamed Alkhatib); Ayman Zedani; Shadia Alem; Nasser Al Salem; Manal Al Dowayan; Lina Gazzaz; Muhannad Shono; Sarah Brahim; Daniah Alsaleh; Faisal Samra; Filwa Nazer; Moath Alofi; Ahaad Alamoudi; Sarah Abuabdallah e Ghada Al Hassan.

Informações práticas :

Exposição a decorrer de 13 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025.

Localização: Paço Imperial, Praça Quinze de novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro / RJ +55 21 2215 2093

Horário de visitação: Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h

Entrada franca

Sobre o Ministério da Cultura da Arábia Saudita:

A Arábia Saudita tem uma vasta história de artes e cultura. O Ministério da Cultura está  desenvolvendo a economia cultural da Arábia Saudita e enriquecendo a vida quotidiana dos cidadãos, residentes e visitantes.

Supervisionando 11 comissões sectoriais específicas, o Ministério está liderando uma transformação cultural para desenvolver um ecossistema abundante que alimenta a criatividade, desbloqueia o potencial económico do setor e liberta novas e inspiradoras formas de expressão.

Encontre o Ministério da Cultura nas redes sociais: X @MOCSaudi (árabe); @MOCSaudi_En (inglês) | Instagram @mocsaudi

 Sobre a Comissão de Museus da Arábia Saudita:

A Comissão de Museus é o líder do setor de museus do Reino, preservando e promovendo o rico património, a história e a cultura da nação para as gerações vindouras, ao mesmo tempo que fomenta o cenário criativo e promove novas formas de expressão artística na Arábia Saudita

A Comissão desenvolve e reforça o ecossistema dos museus através da criação e funcionamento de museus em conformidade com as melhores práticas internacionais, oferecendo uma experiência museológica cativante e desenvolvendo oportunidades de carreira no sector.

Os museus criados pela Comissão são destinos inspiradores, que proporcionam uma viagem educativa e de aprendizagem estimulante, impulsionam o envolvimento cultural e social e atraem o público local, bem como turistas nacionais e internacionais.

Encontre a Comissão de Museus nas redes sociais: X @MOCMuseums | Instagram @museums_moc | LinkedIn: Comissão de Museus

Sobre o Paço Imperial:

O Paço Imperial é uma instituição cultural de referência no Rio de Janeiro, dedicada a fomentar a inovação artística e promover o diálogo cultural. O local serve como um espaço para exposições, performances e envolvimento da comunidade.

You may also like