Home »  Turquia, um encontro entre a Europa e a Ásia

 Turquia, um encontro entre a Europa e a Ásia

de Fabiana Ceyhan
0 comentário

A Turquia fica entre a Europa e a Ásia. Devido à sua localização, no centro do mundo, banhada por 3 mares, sempre foi centro de grandes rotas de comércio de seda e especiarias.

As fronteiras são extensas, dividem continentes e países, faz fronteira com a Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, com o Irã, Iraque e síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a o sul, o Mar Egeu a sudoeste e o Mar negro ao norte. O Mar de Marmara, o Bósforo e o Dardanelos dividem os continentes.

Para a população local, atravessar a ponte entre a Europa e a Ásia, no canal do Bósforo, pode ser algo corriqueiro e comum, já que ela está localizada dentro da metrópole Istambul, mas para turistas e estrangeiros pode ser uma aventura cheia de emoções e história.

A República:

A República foi fundada por Mustafa Kemal Atatürk em 1923, e marcou o fim do longo reinado do Império Otomano. Desde então, a Turquia se tornou um Estado moderno e democrático, mas, ao mesmo tempo, medidas cuidadosas garantiram que a cultura e as tradições se mantivessem ao longo do tempo e de gerações.

A religião muçulmana é predominante, e as tradições milenares de respeito são mantidas por muitas famílias até hoje. No entanto, o estado é declarado laico e as leis religiosas não servem como base na corte de julgamentos.

A Turquia é um país de diversas culturas, crenças, ideias, natureza e história. Tem cerca de 85 milhões de habitantes, o verão é quente, o inverno frio e pode nevar em muitas cidades, destino turístico para todos as estações do ano.

 A Anatólia já foi um dia, o centro da civilização mundial.

A Turquia também é conhecida pela abundância e diversidade de artesanato, culinária, música, costumes e tradições, bem como ao seu legado imperial. Muitas paisagens paradisíacas são peculiaridades da Turquia.

 As maiores cidades da Turquia são, Istambul, Ancara, a capital, e Izmir, que se tornaram grandes centros urbanos devido ao seu património histórico, hoje essas cidades, apesar de históricas, também trazem muitos prédios modernos de arquitetura arrojada, afinal, os turcos sempre foram bons arquitetos.

 Mitologia e história estão misturadas em Antália, na costa do Mediterrâneo, com as suas belas praias e estâncias balneares. Myra (agora chamada Demre), perto de Antalya, é onde São Nicolau está enterrado. A “Capadócia”, nomeada durante o Império Romano, era um centro religioso bem conhecido durante o Império Bizantino.

Ainda hoje, cavernas em cones rochosos e casas de aldeia de tufo vulcânico fundem-se harmoniosamente na paisagem. A região do Mar Negro é conhecida pela sua paisagem verde montanhosa. O “Mosteiro de Sumela” (Virgem Maria) do século XIV está situado na face de um penhasco, 270 metros acima de um desfiladeiro profundo. A montanha Nemrut em Adıyaman é onde o túmulo do rei Antiokhos I foi construído há dois mil anos, cercado por enormes cabeças de pedra de deuses. No Leste, o Monte Ararat, onde se acredita que a arca de Noé esteja enterrada, atinge uma altura de 5.165 metros. Na antiga Rota da Seda, perto de Kars, encontram-se as ruínas da cidade medieval de Ani.

Ter vivido por tantos anos na Turquia me ensinou muitas lições. Os turcos no geral, são humanos e solidários, ajudam o próximo. São trabalhadores e guerreiros, respeitosos, mas não tem a cultura da subserviência e são firmes e defendem seus pontos de vista e opiniões.

Sobre Tayyip Erdogan:

Vejo pessoas no ocidente que se referem ao líder de forma negativa, mas eu não o vejo assim, na minha opinião ele é apenas um representante do povo turco e de suas vontades políticas e culturais , ele foi eleito , e tem uma missão difícil de manter a herança cultural  turca no mundo, em um pais onde as próprias fronteiras são diversas , entre a Europa e a Asia, entre países tão distintos, como o Irã e a Grécia.  O que pode parecer comum no mundo ocidental, pode ser considerado desrespeito em países tradicionais, e a Turquia, é assim, controversa, alguns liberais e outros tradicionais, afinal, a própria localização geográfica explica essa diversidade de ideias e comportamentos. Eu prefiro pensar que todos tem ali o seu lugar ao sol, tenho amigas turcas de diferentes vertentes políticas e o que tenho a dizer, é: todos que conheci me ensinaram algo de bom e o meu respeito pelo povo turco é algo imensurável. Em um outro texto vou abordar a culinária turca, que tem pratos que se tornaram patrimônio imaterial da UNESCO. A Turquia é um paîs a ser visitado várias vezes, em diferentes estações do ano, recomendo muito este emocionante destino .

You may also like