Home » KWIBUKA31 O GENOCÍDIO DE 1994 CONTRA OS TUTSI EM RUANDA EM BRASÍLIA

KWIBUKA31 O GENOCÍDIO DE 1994 CONTRA OS TUTSI EM RUANDA EM BRASÍLIA

by Fabiana Ceyhan

A Embaixada da República de Ruanda na República Federativa do Brasil está organizando a 31ª Memorial do Genocídio Contra os Tutsi (KWIBUKA31) em Brasília no dia 07 de abril.

A Memorial deste ano é realizada sob o tema “Lembrar – Unir – Renovar”. Os eventos oficiais de Memorial da Embaixada ocorrerão na Câmara Legislativa do Distrito Federal, das 9h30 às 12h, e a iluminação da Catedral Metropolitana de Brasília com as cores nacionais de Ruanda (Verde, Amarelo e Azul), a partir das 19h, em homenagem às vítimas do Genocídio Contra os Tutsi de 1994.
A Memorial comumente chamada de “KWIBUKA”, que significa “LEMBRAR” na língua nacional de Ruanda “KINYARWANDA”, é um evento anual que dura 100 dias, começando em 7 de abril. Este dia foi designado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de reflexão sobre o Genocídio Contra os Tutsi em Ruanda.
KWIBUKA serve como um momento para honrar a memória das vítimas, apoiar os sobreviventes, lembrar mais de 1 milhão de vidas que foram mortas durante o genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda. Ele também desempenha um papel crucial para educar a comunidade internacional sobre a importância da lembrança e a luta contra a negação e a ideologia do genocídio.
Durante o evento de Memorial Oficial na Câmara Legislativa do Distrito Federal, haverá declarações como: Por que lembrar: Estratégias para combater a negação do genocídio e nosso dever de defender a clareza histórica; as lições aprendidas com o Genocídio de 1994 contra os Tutsi; Sobrevivendo para Contar: Memória e o Poder do Testemunho; para citar alguns, cada um dos quais discutirá sobre a responsabilidade da lembrança para garantir que a história seja contada com sinceridade e que as vozes dos sobreviventes moldem como as gerações futuras entenderão o genocídio.
Também em homenagem às vítimas do Genocídio Contra os Tutsi de 1994, a Catedral Metropolitana de Brasília será iluminada com as cores nacionais de Ruanda, e haverá a execução de músicas e vídeos.
Os participantes do Kwibuka31 devem incluir, entre outros, membros do corpo diplomático, representantes dos governos federal e local do Brasil, instituições acadêmicas, instituições religiosas, sociedade civil, think tanks, organizações internacionais.

A Embaixada então convida o(a) Senhor(o) a ficar conosco neste ato de lembrança para homenagear os sobreviventes, defender a clareza histórica e reforçar nosso compromisso compartilhado de Nunca Mais genocídio em lugar nenhum.

You may also like